DICAS DE SEGURANÇA

EM TERMOS DE SEGURANÇA NUNCA É DEMAIS PREVENIR

      Se você mora em casa, ao viajar evite comentar o fato perto de pessoas estranhas.
Comunique sua ausência a um vizinho de confiança. Nas ausências prolongadas, peça a alguém para visitar a casa, demonstrando a presença de pessoas (abrindo janelas, regando jardins, entrando com o carro na garagem, etc.). Suspenda a entrega de jornais e revistas e providencie que alguém recolha a correspondência.
Não deixe luzes acesas e evite colocar cadeados do lado externo do portão. Isso apenas evidencia a ausência dos moradores (instale equipamentos que acionam as luzes somente durante á noite). Desligue a campainha e não deixe jóias ou dinheiro dentro de casa (utilize o cofre de bancos).


      Em condomínios, é fundamental o treinamento de funcionários ao atender visitas.
Mantenha os portões fechados e as pessoas do lado de fora até que sejam identificadas e que o morador autorize sua entrada.
No caso de entregas, avise o condômino e solicite sua presença na portaria. Jamais permita que o entregador leve pessoalmente a encomenda (para pequenas entregas, uma sugestão é ter uma caixa na recepção com portinhola para colocação do produto sem a entrada do entregador).
Nos horários de limpeza e recolhimento de lixo, manter as entradas do edifício fechadas. Prestadores de serviço devem ser identificados, ter seus dados anotado e só liberados para subir após autorização do morador.


      Se você mora em condomínio e for solicitado a comparecer á portaria, verifique o assunto e só vá se realmente lhe disser respeito. Ao contratar empregados (domésticas, babás, motoristas) receba-os na portaria, exija as documentações e referências e averigúe a autenticidade e veracidade das informações.


      Em condomínios, o ideal é realizar reuniões periódicas com os moradores, para que todos colaborem com a segurança comum. Os condôminos devem ser cadastrados com dados pessoais, dos veículos e até de parentes próximos, para uso em casos de emergência.


      Prestadores de serviço devem ser identificados, ter seus dados anotado e só liberados para subir após autorização do morador.


      Ao chegar ou sair da garagem, observe se não há pessoas estranhas ou suspeitas. Na dúvida, dê algumas voltas no quarteirão até sentir-se em segurança


      Caso você estude ou trabalhe a noite, e costume chegar tarde em casa todos os dias, avise o horário ao "guardinha" da sua região. Ele pode acompanhar você até a sua entrada na casa.


Tomandos esses cuidados você estará bem protegido.